quarta-feira, 7 de julho de 2010

Maranhão e o IDEB: Ainda não há o que comemorar!



Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que, tanto no Ensino de 5ª a 8ª série (6º a 9º ano) quanto no Ensino Médio Regular, o Maranhão não conseguiu atingir as projeções. Em alguns casos, não chegou nem no índice proposto para a avaliação de 2007. Os resultados gerais para o Brasil foram considerados positivos.
A avaliação mostra que os estudantes maranhenses do Ensino Médio Regular ficaram com o Ideb em 3,0, sendo que a projeção para 2009 era 3,6. No ensino público, o índice ficou em 2,7; a meta era 3,3. No privado, 4,9, bem abaixo da projeção de 5,5. O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.
Diante dos resultados preocupantes, a Governadora Roseana Sarney ressaltou que a educação no Estado será prioridade do seu plano de governo.A meta é fazer com que na próxima avaliação os maranhenses possam comemorar os resultados.
Por isso, minha luta na melhoria da educação não para; é preciso voltar os olhos para as salas de aula a fim de que possamos nos orgulhar das nossas escolas.

Um comentário:

  1. Infelizmente, senhor Gastão Vieira, sua ficha não é limpa. Prepare-se porque a imprensa investigativa vai começar a revelar suas escorregadas. Lamento que da algibeira do seu padrinho, o senhor José Sarney, não saia nenhum nome com ficha limpa. Pobre Maranhão! Pobre Brasil! Que Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir